quarta-feira, 20 de abril de 2016

Belo Horizonte da porta pra dentro


Com o objetivo de articular possíveis parcerias entre a Secretaria de Estado de Turismo e o município de Belo Horizonte, na tarde desta terça-feira (19), aconteceu, na Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), uma reunião para tratar dos novos projetos.

O secretário de Turismo Ricardo Faria e sua equipe foram recebidos pelo prefeito Márcio Lacerda, acompanhado por representantes da Belotur e por Leônidas de Oliveira, da Fundação Municipal de Cultura.

Eventos de cunho gastronômico, a Parada LGBT, Carnaval, Marcha para Jesus e entre outros, foram pautados como destaques para unificar as pastas. Para o secretário de Turismo, é hora de criar laços e focar nos pontos fortes que Minas Gerais oferece. “Nosso ideal é que haja uma convergência entre as esferas. Vamos aprimorar as agendas e alinhavar os projetos para Belo Horizonte - uma das cidades protagonistas do turismo no Estado”.

Como o Estado, Beagá tem uma grande referência em sua culinária e está, aos poucos, abrindo espaço na agenda turística do país.  Atualmente conhecida como capital dos bares, “precisamos preparar a cidade de Belo Horizonte para receber mais turistas. Precisamos ainda unir forças com a cultura para que isso seja feito de forma eficaz conquistando resultados positivos”, avalia Ricardo Faria.

O chefe do Executivo lembrou ainda que é necessário focar no turismo interno. Minas Gerais é o estado brasileiro que concentra o maior número de municípios (853). Segundo Márcio Lacerda, “as pessoas não saem do interior para conhecer Belo Horizonte. Diante desse fato, precisamos criar alternativas para atrair os olhares para o turismo de forma ampla e geral”, destaca.

Eventos que unificam artistas e público de norte a sul de Minas Gerais foram ressaltados por Leônidas de Oliveira. “A Virada Cultural Metropolitana – que é uma versão do evento tradicional Virada Cultural – traz uma programação diversificada reunindo artistas de cidades metropolitanas para apresentações de várias manifestações artísticas”, exemplifica.

Turismo religioso
Sendo o batismo um simbolismo comum entre as religiões cristãs, representantes de algumas denominações solicitaram um batistério público, de acordo com o secretário de Turismo Ricardo Faria.

Na ocasião, o prefeito Márcio Lacerda revelou que há um projeto paisagístico e arquitetônico para o Monte de Orações que poderá entrar em parceria com o batistério almejado.

Pampulha
O conjunto modernista da Pampulha, em Belo Horizonte, é o único candidato brasileiro ao título de patrimônio da humanidade concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).


Considerada um dos cartões postais da capital, a Pampulha caso seja eleita, em julho deste ano, patrimônio da humanidade será vista e procurada por turistas do mundo inteiro de forma imediata. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário