terça-feira, 19 de julho de 2016

Roteiro turístico une Brasil e Portugal

Considerado um dos pilares do setor, o turismo religioso ganhou destaque durante o III Encontro Ourém Minas Gerais, realizado entre os dias 29 de junho e 2 de julho, em Portugal.

Pensando na criação de novo roteiro turístico religioso unindo Minas Gerais, São Paulo e Portugal, um acordo de cooperação foi assinado entre a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur), o Centro Nacional de Cultura e a Câmara Municipal de Ourém.

Pautada pela fé, a proposta pretende integrar o Santuário de Fátima, em Ourém, ao Caminho Religioso da Estrada Real (CRER) que já abraça 33 municípios mineiros e seis do estado paulista.


Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Minas Gerais
Crédito: Manoel Marques/Agência Minas

O circuito turístico terá como elemento promocional um passaporte que será carimbado em cada uma das etapas, com destaque para Fátima, o santuário de Nossa Senhora da Piedade (MG) e de Nossa Senhora da Aparecida (SP).

A iniciativa, segundo o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, é de extrema importância para o crescimento do setor em âmbito estadual e, consequentemente, nacional. “Atualmente o Santuário Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, é considerado o maior destino de turismo religioso do mundo, atraindo cerca de 7 milhões de turistas por ano. Por meio do novo roteiro turístico, esses visitantes serão convidados a conhecer os demais pontos brasileiros que compõem a rota”, avalia.

O termo de cooperação determina ainda que os envolvidos se comprometam em divulgar os territórios e comunidades envolvidas, criando ações estratégicas de valorização cultural dos santuários. “O intercâmbio com Portugal foi fundamental para fortalecer o turismo religioso em Minas Gerais. Nosso próximo passo é iniciar as tratativas com a igreja católica dando sequência à criação do roteiro proposto”, conclui Faria. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário