quarta-feira, 18 de maio de 2016

Setur participa de reunião sobre turismo religioso

Na última quarta-feira (10), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participou de uma reunião na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas) para conhecer os projetos pautados pela instituição em parceria com pesquisadores e outras empresas que prestam serviço ao turismo em Minas Gerais.


Na ocasião, o reitor da universidade, Dom Joaquim Mol recebeu o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, que prontamente colocou a secretaria à disposição. O coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Pastoral da Cultura - NEPAC PUC Minas, Josimar Azevedo, o professor Altino Caldeira (PUC Minas) - Projeto Mapeamento do CRER, o coordenador de programação digital do Projeto Santuário Digital, Vinícius Silveira Lopes (PUC Minas), o professor Edmundo Novaes (PUC Minas) – Projeto Cursos de Turismo Religioso, o professor Miguel Andrade (PUC Minas) – Projeto Santuário Digital, o professor Camilo Lelis (PUC Minas) – Projeto Passos do Crer, gestor executivo da (Rede Catedral de Comunicação, Eduardo Bandeira – Projeto Minasempre, Vani Pedrosa (Santuário do Caraça e SENAC) – Projeto Entre Serras: da Piedade ao Caraça, Lúcio Flávio representando a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa (ADCE), o especialista em gastronomia no Senac, Hans Eberhard Aichinger, a museóloga e especialista em patrimônio cultural Rayane também estiveram presentes.
Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas econômicas – Fipe, cerca de 8,1 milhões das viagens domésticas no Brasil são motivadas pela fé.  Por meio dessas informações, num tom muito otimista, o grupo presente apresentou um conjunto de ações para o turismo religioso e expôs o desejo de firmar possíveis parcerias com a Setur.
De acordo com o secretário da pasta Ricardo Faria, o turismo religioso é um dos pilares do setor. “Vamos direcionar e encaminhar as propostas para que os projetos comecem a tomar forma e possam ser executados com a técnica que a secretaria detém, juntamente com o conhecimento de todos que se encontram aqui. Esta é, sem dúvida, uma união em benefício do Estado e, consequentemente, dos fieis de todo o mundo”.
Além disso, o turismo religioso vem de encontro às outras demandas já em andamento, como, por exemplo, a gastronomia. “Estamos felizes em contribuir com projetos grandiosos em função de algo tão gratificante”, acrescenta Faria.

Projetos
Apresentado pelo professor Josimar, o projeto do santuário digital – “Santuário Digital. Portal do Ambiente e da Memória” é uma alternativa rica em tecnologia que engloba vários pontos do turismo religioso em Minas Gerais.

A plataforma consiste, segundo ele, em um banco de dados para armazenamento, localização, divulgação e promoção dos bens naturais e culturais, com o objetivo de democratizar as informações, protagonizar a comunidade e proporcionar cultura.

Além do ousado e tecnológico portal, projetos como: Cultura cidadã na Bacia de Rio Doce (200 pontos de encontros nos municípios da bacia do Rio Doce); Passos do Crer; Mapeamento dos Bens Naturais e Culturais do Caminho Religioso da Estrada Real – CRER; Entre Serras: da Piedade ao Caraça e Minasempre também foram apresentados ao secretário. “O Santuário da Piedade recebeu, em 2015, 468.328 visitantes. Esse índice mostra que o turismo religioso merece e precisa ser visto com um olhar diferenciado, já que, o setor está em constante crescimento. Por meio dessas ações, vamos estimular e atrair os turistas para conhecer a nossa cultura, fomentar a prática religiosa a favor da qualidade de vida e também contribuir para gerar emprego e renda”, ressalta Ricardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário