quarta-feira, 11 de maio de 2016

Setur participa do 33º Congresso da AMM

Entre os dias 03 e 05 de maio, aconteceu, em Belo Horizonte, o 33º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM), considerado o maior evento municipalista de Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) esteve presente para de apresentar ao público presente as Políticas Públicas do Turismo, o Programa de Regionalização, o portal do Turismo e as redes sociais da pasta.
Durante a solenidade de abertura, o secretário de Estado de Turismo, Ricardo Faria, parabenizou o presidente da AMM e prefeito de Pará de Minas, Antônio Júlio, pela coragem em organizar e conduzir um evento tão importante como esse. “Costumo dizer que o município é a base de todas as instâncias, visto que é neles que moramos. Daí a importância desse encontro, onde podemos ouvir, discutir e buscar soluções. Contamos aqui com a presença de cerca de 380 prefeitos, dos quais tive a oportunidade de conversar com vários”, comemora.
A convite da organização do evento, a Setur participou também da solenidade de premiação da edição 2016 do Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal. “O evento é de suma importância para ampliar os projetos inovadores das cidades mineiras”, avalia Ricardo Faria.

Circuito da Cachaça
No primeiro dia do congresso, no estande da Setur, o secretário Ricardo Faria e o secretário adjunto, Gustavo Arrais, receberam a presidente da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), juntamente com o conselheiro da instituição, Eduardo Oliveira. O prefeito de Taiobeiras, Danilo Mendes, o presidente da Câmara Municipal de Taiobeiras, Ecleidson Sena, e a turismóloga, Priscila Xavier também estiveram presentes.
Em pauta, a implantação do Circuito da Cachaça que abraça, inicialmente, seis cidades mineiras, sendo elas, Fruta de Leite, Indaiabira, Rubelita, Salinas, Santa Cruz de Salinas e Taiobeiras ganhou destaque. “Este projeto vem de encontro com uma das principais metas da nossa gestão, onde buscamos potencializar a gastronomia do nosso Estado. Nesse contexto, a secretaria propõe que os municípios se reúnam para criar e estruturar o circuito, já que, Minas Gerais é referência em cachaça, contando com produtores de qualidade, como, por exemplo, a Salinas – que fará parte do roteiro como cidade sede”, revela Faria.
A Setur está engajada para contribuir efetivamente para que o Circuito da Cachaça comece a gerar bons frutos. “Nossa equipe está à disposição para orientar os participantes de forma técnica e documental. Acreditamos que o circuito fortalecerá ainda mais os demais circuitos turísticos do nosso Estado”, acrescenta o adjunto da pasta, Gustavo Arrais.
Os prefeitos envolvidos no processo estão se organizando para que, em junho, aconteça a primeira assembleia para que, a partir de então, sejam criados os trâmites legais para dar andamento ao projeto.

Circuito das Águas
O sul de Minas é dono de belezas inigualáveis. Além disso, a região é conhecida por suas estâncias hidrominerais com propriedades medicinais e terapêuticas.
Composto por municípios da Serra da Mantiqueira, com ampla riqueza mineral, forma-se o Circuito Turístico das Águas. Proporcionando lazer e bem-estar aos visitantes, as cidades têm diversas fontes e balneários para banhos, massagens e momentos de relaxamento para o corpo e a mente. Lagos e cachoeiras são cartões postais de toda natureza presente em todo o roteiro.
Num clima hospitaleiro tipicamente mineiro, durante o 33º Congresso da Associação Mineira de Municípios (AMM), representantes dos municípios do Circuito das Águas e da Associação dos Municípios da Microrregião do Circuito das Águas (AMAG) convidaram a Secretaria de Estado de Turismo – Setur para uma apresentação de todo roteiro turístico para o recém nomeado secretário Ricardo Faria.
Na ocasião, eles explicaram como funciona o todo o circuito, atualmente integrado por 10 municípios, sendo eles, Baependi,Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações, e solicitaram um novo projeto de sinalização que alcance todo o circuito.
De acordo com Ricardo Faria, a região é riquíssima e está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico do Estado. Dessa forma, “vamos investir em acessibilidade, por meio do processo de sinalização, para contribuir com os roteiros turísticos beneficiando os visitantes e, claro, os receptores”, destaca.
As fontes de água privilegiam todo o roteiro, entretanto, outras características são importantes para atrair os turistas do Brasil e do mundo. “As cidades permitem um intercâmbio valioso, unindo o turismo religioso, cultural e gastronômico. Além disso, a região é muito agradável para quem almeja descanso e anseia qualidade de vida”, conclui Ricardo.

Você sabia?
No município de Caxambu (cidade pólo do Circuito das Águas) as águas são borbulhantes e ferruginosas. A pequena cidade concentra o maior complexo hidromineral do mundo, com doze fontes de água mineral com propriedades diferentes, a maioria delas concentradas no Parque das Águas Doutor Lisandro Carneiro Guimarães, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.
Além dos turistas, o município atrai pessoas portadoras de diversos males em busca da água que, segundo fiéis, traz a esperança de cura.
Em Cambuquira, existem fontes de água gasosas, magnesiana, férrea, sulfurosa e do marimbeiro. De acordo com a fé, devem ser tomadas na fonte e possuem excepcional poder de cura.
Já São Lourenço oferece uma infraestrutura turística moderna e tem como atração principal o Parque das Águas, com seis fontes minerais.
Baependi, por sua vez, é uma das mais antigas cidades mineiras. Rica em história e cultura, o visitante tem disponíveis as águas da cura e da saúde. No âmbito religioso, é possível conhecer a santa mineira Nhá Chica, embora nascida em São João Del Rei, chegou a Baependi ainda criança.
Em Lambari, não é diferente. As águas medicinais são usadas para beber e para os banhos, remédios para o corpo e para a mente.

Informações: Descubra Minas 

Nenhum comentário:

Postar um comentário