sexta-feira, 17 de junho de 2016

Setur MG e IEF realizam 2ª prova em 2016 do Enduro Escola em Caeté

Projeto desperta consciência ambiental e turística em estudantes no Circuito do Ouro

A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (SETUR-MG), em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) realizarão, nesta quinta-feira (16), a 2ª prova do Enduro Escola, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, na cidade de Caeté – Circuito do Ouro. Quarenta alunos do Ensino Médio da Escola Estadual José Brandão participarão da prova.

Primeira turma do Enduro Escola - Foto: Raíssa Barbosa

A equipe técnica da SETUR ministra hoje (15), uma aula de navegação e passará o regulamento da prova aos alunos. Gestores do Circuito do Ouro e do Monumento Natural Estadual da Serra da Piedade apresentarão o turismo da região e a importância das unidades de conservação, respectivamente.
A ação foi incorporada a um projeto de educação ambiental para atender a uma medida condicionante no âmbito do processo de licenciamento, referente ao alteamento da barragem de disposição de rejeitos da Mina de Cuiabá. Todas as despesas do projeto serão custeadas pela AngloGold Ashanti. O Enduro Escola tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a classe estudantil nos Circuitos Turísticos através da prática do trekking ecológico, fomentando o turismo como vetor de conscientização socioambiental, patrimonial e de preservação do meio ambiente.

Regras da competição
Os alunos são divididos em oito equipes de cinco integrantes que, ao longo do percurso fazem a contagem de passos (medição da distância percorrida), cálculo de tempo e navegação com planilha e bússola. A prova dura em média duas horas e os participantes percorrem, aproximadamente, dois quilômetros. 
Durante a prova, os alunos respondem a perguntas referentes aos temas trabalhados em sala de aula. Para responder, os alunos recebem orientação prévia dos professores das disciplinas geografia, história e biologia. “Assim incentivamos o conhecimento em relação ao turismo, história, cultura, além de estimular a preservação ambiental na região em que os alunos estão inseridos”, complementa Ricardo Faria.
No próximo semestre, mais 80 alunos serão contemplados com o projeto. Serão outras duas provas para a mesma escola. E em 2017 a proposta é que sejam realizadas quatro provas com alunos da rede pública de ensino de Sabará. “Minas Gerais é um estado privilegiado por sua natureza. Temos importantes e excelentes atrativos para o turismo de aventura e ecoturismo. Para saber vivenciá-los e aproveitar de forma responsável o que a natureza nos oferece, a sensibilização se torna essencial", afirma Cláudia Bolognani, superintendente de Estruturas de Turismo da Secretaria de Estado de Turismo.
Desde 2008, 23 Escolas Estaduais foram beneficiadas com o projeto e mais de 2.630 alunos sensibilizados.

Premiação
As quatro primeiras equipes classificadas na prova receberão como prêmio, uma viagem pedagógica com intuito de vivenciarem o turismo no Circuito Turístico do Ouro. O destino ainda não foi definido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário